PRAIA DA ALEGRIA, O PONTO DE PARTIDA

Terreno número zero do loteamento Balneário Alegria, Praia da Alegria, fundos do Clube Recreativo Riocell, proximidades desta indústria, na cidade de Guaíba. Às margens do estuário do Guaíba, o que há de menos ali é areia. Onde deveria estar a praia existem muitas pedras.
 
Na época da Revolução Farroupilha funcionava no local um charqueada, pertencente a um dos revolucionários de primeira hora, Gomes Jardim. Foi dessa charqueada que foi lançado o ataque a Porto Alegre, que começou com a tomada da ponte da Azenha, deflagrando o movimento.
 
"Deste lugar saiu na tarde de 19 de setembro de 1835 Gomes Jardim com sessenta farrapos para tomar Porto Alegre", diz a placa num monumento cercado existente ao lado de uma residência particular. O monumento original ficava no terreno dessa residência, mas foi transferido para o ponto onde se encontra, onde está abandonando. A placa original era em bronze e foi roubada há alguns anos.
 
Um dos barcos que conduziu os farroupilhas até Porto Alegre, na outra margem do Guaíba, o "Avante", foi usado depois da guerra pelos descendentes de Gomes Jardim e ficou muito tempo ancorado, abandonado, na Praia da Alegria, onde foi visto até o início do século. Não se sabe o que foi feito com ele.

 

 

 

 

Veja também:
Biblioteca de História e Tópicos Sobre a Revolução Farroupilha